domingo, 19 de setembro de 2010

Escola Estadual Prof Helena Pavanelli Porto
Professora: Maria Antonia
Policial: Pardinho

Aluna: Thaisa Katharina Batista Basso nº 31 - 4º Série "A"

LIÇÕES DO PROERD

Eu aprendi varias coisas a respeito das drogas, inclusive que O cigarro afeta o corpo,que há inumeras substancias t6xicas na fumaça do cigarro.

O cigarro contem nicotina, substancia nociva e poderosa que causa dependencia.

Uma pesquisa do CEBRID - Centro Brasileiro de Informaçôes sobre Drogas Psicotrópicas - constatou que a maioria dos jovens brasileiros nao fumam.

Tambem aprendi sobre a maconha, droga ilegal no Brasil que afeta o corpo,especialmente o cerebro.
Alguns exemplos são a perda de memória recente,perda da capacidade de se concentrar, lentidão da coordenação motora e dos reflexos e diminuição da capacidade de calcular distancia, velocidade e tempo.

o CEBRID tambem pesquisou sobre as bebidas alcó1icas e constatou que o alcool causa perda da coordenação motora, reflexos mais lentos, perda do autocontrole, dos criterios de julgamento, lapsos na memória e fala arrastada Alem disso, a venda de bebidas alcó1icas para menores de dezoito anos e proibida.

Aprendi ainda que os inalantes afetam o coraçao. Eles privam o organismo de oxigenio e forçam 0 coração a bater mais rapido, de maneira irregular e descoordenada.

Os inalantes levam a morte subita por asfixia, aspiração do vomito ou ate por parada cardiaca.

Gostei muito do PROERD em minha vida, pois me ensinou como fazer escolhas saudaveis, ficando sempre longe das drogas e da violencia.

Por isso, hoje e sempre, espero que nao só eu, mas todos os jovens e adolescentes, digam sempre NÃO AS DROGAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário