domingo, 11 de julho de 2010

Dra. Lucília entrega homenagem aos Policiais Proerd

8/7/2010

Vereadora destacou trabalho de combate às drogas realizado pela Polícia Militar de Tupã

Em comemoração ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado mundialmente em 26 de junho, a vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV) homenageou os policiais cabo Osvaldo Pereira Pardinho e soldado Renato Gonzáles pelo eficiente trabalho à frente do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) da Polícia Militar.

Implantado em Tupã em 1998, o programa é desenvolvido anualmente pelo Comando da Polícia Militar e já atendeu quase 17,5 mil alunos das escolas locais e dos municípios abrangidos pela companhia. Durante o curso as crianças aprendem como resistir ao uso de drogas e aos atos de violência através de opções positivas, como a cultura, o esporte e as artes.

“O programa também vem sendo considerado como uma vacina comportamental contra as drogas e a violência, não apenas abordando o modelo de educação efetiva e do estilo de vida saudável, mas também criando condições para que a criança aprenda a lidar com sua ansiedade, resistindo às pressões dos companheiros, elevando sua auto-estima e solidificando as noções de cidadania”, destacou Dra. Lucília.

Desenvolvido por um grupo de psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos norte-americanos, o programa foi implantado com sucesso nos Estados Unidos, o que levou a iniciativa para mais de 60 países, entre eles o Brasil.

“Priorizando o caráter social-preventivo, a filosofia preventiva do programa se baseia na atuação do policial fardado nas escolas estimulando e desenvolvendo na criança habilidades que possibilitem à elas se manterem afastadas das drogas ilícitas e lícitas”, observou a vereadora.

Para a Dra. Lucília, não basta apenas lutar contra o tráfico e esquecer de lutar contra às causas que levam as pessoas ao consumo e a dependência química. “O combate às drogas deve se dar também no âmbito educacional, psicossocial, econômico e até mesmo espiritual, daí a importância de um programa da amplitude do Proerd, que, portanto, merece o reconhecimento e todos os aplausos deste legislativo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário