quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Redações de Parapuã.

EMEF Profª Zizi Pereira de Souza
Rua João Pessoa, 376 – Centro – CEP 17.730-000 – Parapuã/SP

ALUNA: Vitória Inara Gonçalves de Moraes SÉRIE: 4ªA

PROFª: Idevanir Bononi

Policial Renato

Lição do Proerd

O PROERD me ensinou muito e me preparou para uma nova etapa da minha vida, meu professor Renato, ensinou uma coisa muito importante que é ser seguro dos meus atos e em tudo que eu for fazer, pois uma pessoa insegura é muito fácil de ir pela cabeça dos outros e a fazer coisas erradas.
Um dos assuntos mais comentados e orientados foram as drogas e as bebidas, pois as drogas tem levado muitos adolescentes para a vida dos crimes, marginalidade e depois o futuro desses jovens é a cadeia ou a morte. A bebida alcoólica deixa o cérebro mais lento, e as pessoas que bebem muitas vezes acabam destruindo as próprias famílias, muitos homens maltratam os filhos e as esposas.
Por isso não podemos ser inseguros, pois já tem meninos de 11 e 12 anos usuários de drogas e meninas nessa mesma faixa de idade grávidas. Nunca podemos tomar a decisão errada, porque se não vamos entrar no caminho errado e na maioria, ou 90% das vezes não tem mais volta, por isso antes de tomar qualquer atitude temos que analisar e avaliar muito bem qual a melhor decisão a ser tomada para procurar sempre o melhor e o mais correto.
O PROERD é mesmo muito importante na nossa vida para não tomarmos a decisão errada.






EMEF Profª Zizi Pereira de Souza
Rua João Pessoa, 376 – Centro – CEP 17.730-000 – Parapuã/SP


ALUNA: Lara Beatriz Jardim Flores SÉRIE: 4ªB

PROFª: Nelma Roseli Rizzardi Peverari


PROERD Um Olhar Para a Vida

No inicio do segundo semestre comecei a ter aulas do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência). Meu professor foi o policial Pardinho que me ensinou coisas de uma maneira diferente.
Nesse programa aprendi a definir, analisa, atuar e avaliar problemas que envolvem os perigos do cigarro, da maconha, do álcool e da violência.
O cigarro causa muitas coisas em nosso corpo como: problemas respiratórios, câncer na boca, no pulmão, na bexiga e etc. ele contem mais de 4.700 substancias tóxicas e por causa delas mais de 200.000 pessoas morreram. A maioria dos fumantes começa fumar com menos de 18 anos.
A maconha causa dependência, perda de memória recente, lentidai da coordenação motora e dos reflexos. Também contem muito mais alcatrão que no cigarro. E alem de todos esse problemas a maconha é ilegal no Brasil.
Já o álcool deixa o corpo e principalmente o cérebro mais lento, pode causar perda de auto-controle, fala arrastada e outras conseqüências. Se for comparado uma garrafa de cerveja e um copo de vinho o teor de álcool é o mesmo.
Infelizmente, pessoas que não bebem e não consomem drogas correm o risco de morte ao andar em veículos onde os motoristas são alcoólatras ou usuários.
Enfim, esse programa me deu a oportunidade de aprender a me defender de problemas como a violência e o uso das drogas.
Estou muito feliz por ter participado do PROERD, as lições dadas jamais serão esquecidas, e gostaria que as futuras gerações tivessem a mesma oportunidade que tive.








EMEF Profª Zizi Pereira de Souza
Rua João Pessoa, 376 – Centro – CEP 17.730-000 – Parapuã/SP


ALUNO: Daniele Martins Batista SÉRIE: 4ªC

PROFª: Jaqueline de Sinque Ruiz
Policial Renato




Combate as Drogas e Bebidas

Aprendi eu não podemos fumar nem beber porque prejudica a saúde.
Quando eu crescer não vou fumar nem beber, porque eu aprendi no PROERD que isso só traz conseqüência ruins para minha vida.
Meu sonho é contar para todo mundo que fumar e beber prejudica a saúde e que usar drogas pode causar câncer e feridas no nariz e na boca.
Quando vejo pessoas fumando e bebendo, saio de perto, sabe por quê? Não gosto de ver as pessoas prejudicando sua própria vida e saúde.
Também aprendi que 53% das pessoas bebem e fumam e 47% não fumam e nem bebem.
Gostaria que esse 47% aumentasse e que todos seguissem as orientações do PROERD.
VIVA O PROERD!!






EMEF Profª Zizi Pereira de Souza
Rua João Pessoa, 376 – Centro – CEP 17.730-000 – Parapuã/SP


ALUNO: Lorrayny Ihasmym Cavalcante de Souza SÉRIE: 4ªD

PROFª: Salvania Trindade Vitodo Martins



Por um Futuro Melhor

Aprendi no PROERD que não devemos usar drogas, por que fazem mal para o nosso corpo e a saúde, as drogas não nos dão um futuro melhor, devemos nos manter longe delas.
Além das drogas serem prejudiciais a saúde, elas também acabam com a vida do ser humano. O mesmo acontece com o uso de bebidas alcoólicas que com o passar do tempo através de seu uso exagerado vão aparecendo os problemas.
Quantos jovens e adolescentes já estão nesse mundo? Um mundo repleto de ilusão. E quantos será que acordaram e viram onde estavam caindo? Simplesmente muitos entraram e conseguiram sair, outros não, eles foram caindo, caindo, e não viram saída. E qual será provavelmente seu futuro? Prisão ou morte!
Se todas as pessoas refletissem sobre tudo isso, em todo o mal que a droga causa, jamais entrariam nesse mundo de ilusão porque entrar nesse mundo é procurar sua própria destruição.
Agora, pare, pense e reflita, para que drogas e bebidas no seu mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário